..... Baleeeela! O calendário, no tal palco da vida, organiza o roteiro. Mostra-nos que o mundo já deu uma volta completa ao redor do sol enquanto muitos nem sequer levantaram da confortável poltrona para protagonizá-lo.
..... Nesse ano fomos as personagens secundárias ou principais? Enfrentamos, como vestibulandas, essa pedra -ou meteoro!- no caminho. Com ansiedade de ultrapassá-la, nos esquecemos, às vezes, ser o prórpio caminho o mais importante, massacrante e delicioso. Sentirei saudades de risadas e quebra-cabeças matutinos no colégio, da poesia nossa de cada dia, das amizades, de comentários sem fundamento e nonsenses (afinal, se expressar não é só um emaranhado de palavras complexas, mas também ir além do óbvio, mergulhar no abismo e voar no que der na telha!)
..... É hora de tentar novamente decifrar o tal enigma: ''E agora, José? Para onde?'' O caminho é simples e complexo. É o clichê, dito há mais de 2009 anos, mas que a humanidade ainda não se desenvolveu o bastante para fazê-lo. Ajudar mais, pedir menos. Seguir seus princípios com humildade. Amar o outro como a si mesmo.
..... A partir daqui, nossos rios se divergem. Navegaremos por cursinhos, faculdades, amizades, confins do absurdo, dificuldades, congelamentos artificiais ou dimensões cósmicas estelares. Mas com a certeza de que nos encontraremos definitivamente na pororoca de um mar ideal.
..... Nosso palco é maior que o mundo. ''Nossos corações são maiores que o mundo (...) Ó vida futura! nós te criaremos!''. Vaaaaamos, ser gauches na vida!
Um 2009 recheado de imaginação, poesia e conquistas para todas!
Cecília